Novembro Azul

O dia amanheceu azul por aqui para falar de Câncer de Próstata.

Novembro é o mês do combate  e da conscientização dessa doença tão comum em humanos, mas e nos pets?

Pensando nisso, convidamos a Dra Marina Coroa, que trabalha na área de Oncologia Veterinária, para esclarecer dúvidas frequentes sobre o assunto.

 

Quais os fatores de risco que favorecem o surgimento do Câncer de Próstata?

Os principais fatores que favorecem o câncer de próstata são na realidade genéticos, ou seja, predisposição do próprio paciente em desenvolver a doença prostática. Histórico familiar pode influenciar e também aumentar as chances da doença.

Pacientes idosos (com média de idade acima de 7 anos) são mais predispostos a desenvolverem o câncer de próstata, e por isso, devem incluir em seu check up o exame de ultrassonografia abdominal.

Como prevenir?

A prevenção se dá a partir do acompanhamento e identificação precoce de aumento prostático, presença de cistos ou nódulos. A castração é uma das melhores formas de prevenção.

Meu pet tem, e agora?

O paciente com diagnóstico de câncer de próstata deve ser avaliado dentro da especialidade da oncologia veterinária, e o plano terapêutico é sempre individual – ou seja, o tratamento é determinado para cada paciente de acordo com suas necessidades e condições clínicas, e pode incluir cirurgia, quimioterapia e medicações, visando sempre a qualidade de vida dos Pets.

Saiba que você pode contar sempre com a nossa casinha, atuamos em diversas especialidade e estamos sempre prontos para cuidar do seu peludinho com todo amor que ele merece.

Aproveite esse mês para nos visitar. A prevenção é sempre o melhor caminho!