Dia Mundial de Combate ao Câncer – Ninguém luta sozinho!

O mês de fevereiro é marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer (04/02), criado para concientizar e educar sobre a doença. Então por que não conversamos sobre ela nos pets? O câncer em animais assume diferentes formas e níveis de agressividade causando preocupação nos tutores, podendo aparecer da ponta do focinho até a ponta da cauda. A Oncologia Veterinária contou com avanços significativos nos últimos anos e hoje já pode oferecer diagnósticos e tratamentos de qualidade para os pets com câncer. Então, o que fazer?

A prevenção
Você sabia que existem algumas ações simples que você e o seu Aumigo podem tomar para evitar o desenvolvimento de algum tipo de câncer? A castração precoce, a alimentação correta e balanceada, a prática regular de exercícios físicos, evitar exposição à fumaça e produtos químicos, a prevenção da obesidade e evitar longas horas no sol são algumas dessas ações. Isso sem falar da vacinação em dia e da consulta regular ao veterinário. 😉 Que tal começar por elas?

O diagnóstico
O diagnóstico do câncer nos pets começa com a atenção do tutor para a presença de alguns sintomas, como nódulos aparentes, a dificuldade para respirar, feridas na pele que não cicatrizam, perda de peso, dificuldade para comer, engolir ou caminhar, além de sangramento espontâneo. Nesse momento, a busca por um médico veterinário é essencial para fechar o diagnóstico e aumentar as chances do seu pet. Atenção aos primeiros sinais!

O tratamento
O tratamento individualizado é o segredo para o bem-estar do pet nesse momento, sendo indicado de acordo com o tipo e o estágio do câncer. Da quimioterapia à  cirurgias, são inúmeras as modalidades terapêuticas utilizadas no tratamento das neoplasias. O apoio e carinho do tutor também fazem toda a diferença. A dica é encontrar uma equipe de confiança para você o seu pet!

A cura
As visitas periódicas ao veterinário são essenciais para continuar garantindo a saúde do seu aumigo. No fim, são inúmeros motivos para comemorar. Cada história de luta é escrita por patinhas, tutores e a nossa equipe em busca de um final feliz!